SIV
GO - DF - MS
2023
Lago de Furnas - Itumbiara - GO
07 a 16 Julho
DOMINANDO SUAS ASAS - CURSO AÇÃO e REAÇÃO (SIV)
- Curso de pilotagem avançada
- Estudo dos movimentos inerentes ao voo do parapente
- Através de uma sequência de exercícios práticos, identificar os pontos chaves da pilotagem, conhecendo os limites de sua asa e reação correta para voltar ao voo normal
- Simular os possíveis colapsos que podem ocorrer durante o voo
- Briefing teórico (tarde/noite anterior)
- 2 Dias de Reboque
- Instrução teórica e prática
- Lancha com reboque
- Jet ski com socorrista
- Coletes infláveis
- Filmagens in e out
O Curso inclui:
Turmas de 6 a 8 Pilotos
SOBRE O CURSO
Objetivo do Curso
O Curso Ação e Reação tem o objetivo de oferecer aos pilotos os conhecimentos necessários para desenvolverem uma técnica de pilotagem mais segura.
A execução dos exercícios e assimilação da parte teórica, levara o piloto a conhecer os limites dos comandos e uma pilotagem mais refinada.
O estudo dos movimentos pendulares, juntamente com o estudo das reações de deformações do velame, levará o piloto a ter uma resposta para cada situação, fazendo com o que as suas reações sejam corretas para cada ação da asa , transformando a situação indesejada em um movimento coeso, que levara o piloto a um retorno de um vôo seguro.
O conhecimento das reações da asa correspondentes aos comandos executados pelo piloto e o estudo dos grupos de configurações, levara o piloto a ter uma noção de dimensão, sabendo distinguir ação do velame e a necessidade de resposta, trazendo assim a segurança para seu vôo.
Nosso estudo, como no nosso dia a dia em vôo, depende muito das condições climáticas. Os exercícios executados na clinica, não dispensa a necessidade do piloto estar analisando as condições.
Após a clinica de estudo, o piloto não fica hábil a executar manobras sobre a terra, lembrando que a prática das manobras, mesmo com pilotos experientes em acrobacia é de alto risco.
Lembramos também à todos que participam do curso, que é apenas o inÍcio de uma longa trajetória de estudo na prática do parapente.
Quem pode participar?
Todos os pilotos habilitados, que estão aptos à decolar, controlar a velocidade, a direção e pousar com segurança, sem auxílio.
Quais os equipamentos necessários?
Seu equipamento usual de vôo, velame, selete, reserva e radio. Não é necessário variometro e ou GPS. Todo o equipamento deve estar em perfeitas condições de voo.
O Curso lhe oferece:
Checagem de todo o equipamento
Antes das atividades, o piloto terá seu equipamento revisado e regulado, incluindo o reserva e a selete. No caso de equipamento muito antigo, será feito um teste de resistência do tecido e porosidade. Caso o equipamento não esteja seguro suficiente para o programa proposto, o mesmo não poderá ser utilizado.
Vídeo instrutivo
Traga seu pen drive para obter as imagens.
Certificado
Diploma de conclusão do curso Ação e Reação, da Cia do Ar Escola de Voo, informando os exercícios executados.
Instrução
A instrução não é relacionada somente ao programa de estudos, inclui também a parte de decolagem rebocada, e uma síntese sobre o lançamento de reserva.
Existe ainda um tratamento diferenciado para cada piloto, que será de acordo com o seu interesse particular, visto que as simulações tem diferentes conotações para cada estilo e performance em vôo: iniciantes,vôo de lazer, competição, XC e acrobacia.
Parte prática:
Número de decolagem e exercícios
De acordo com o programa proposto ao piloto e dependendo das condições climáticas. Temos uma programação de no mínimo 4 reboques, podendo se estender até por piloto.
A perfeição dos exercícios será de acordo com a capacidade de entendimento e execução de cada piloto, sendo que o piloto não tendo qualificação para passar para o próximo grupo de exercícios, o mesmo não será executado até que o exercício anterior seja refeito de maneira satisfatória.
Programa de trabalho
O curso começará com uma reunião geral, onde iremos fazer a checagem dos equipamentos junto com a primeira aula teórica. Para o maior aproveitamento do nosso trabalho, este primeiro encontro é fundamental e obrigatório.
Outro objetivo do nosso primeiro encontro é o de estabelecer um parâmetro do nível de pilotagem de cada participante. Desenvolvemos um programa personalizado de trabalho, já que nem todos têm o mesmo nível.
Na parte prática básica, estaremos dividindo a programação em exercícios de deformação e ou colapso, exercícios dinâmicos e exercícios de stall.
Grupos de configurações
1) Deformações de perfil:
• Fechamento simétrico (frontal) e acelerado
• Fechamento assimétrico (lateral) e acelerado
• Orelhas.
• Gravatas.
2) Dinâmicas:
• Pêndulo Frontal e Lateral
• Espiral
3) Stall:
• B Stall
• Parachutagem
• Flight Back
• Full Stall
• Negativa
Para cada tipo de piloto e nível de pilotagem, existe um programa de exercícios e de acordo com o interesse do piloto.
O Instrutor
Flavio L. Pinheiro trabalha com instrução de voo desde 1986 e sua escola, a Cia do Ar, já formou mais de 1000 pilotos. São 36 anos de aprendizado, acumulando conhecimento e experiência.
Essa bagagem adquirida, possibilitou à compreensão de conceitos importantes para à prática do esporte com técnica e segurança.